Descobrir quem fala Verdade ou Mentira, através do Protocolo V.E.N.T.U.R.A. L.S. (mas calma, você pode no início usar sua intuição).
Mínimo de 2 pessoas para jogar (quanto mais gente melhor!).
1) Em cada rodada um dos participantes será o “Suspeito ou Interrogado” e os demais serão os Investigadores Venturianos;
2) Um dos Investigadores Venturianos realizará a escolha de um tema (pode ser qualquer tema que uma pessoa tenha vivido ou não: uma viagem, primeiro beijo, ida ao supermercado, velório, casamento, cabeleireiro, primeiro encontro, uma gafe, uma história absurda, etc.);
3) O suspeito ao saber do tema deve escolher uma carta ou papel que represente se o que ele irá dizer será verdade ou mentira. Por exemplo podemos usar a carta preta para verdade e a vermelha para mentira, ou simplesmente escrever num pedaço de papel (verdade ou mentira). O suspeito não pode mostrar a sua escolha aos Investigadores Venturianos, mas deve deixar esta carta em um lugar visível. Se o jogo for online, por plataformas como o Zoom ou WhatsApp por exemplo, o suspeito deve deixar o papel onde anotou sua escolha (verdade ou mentira) em um local onde todos possam ver…
4) Se o suspeito optar por “verdade” deverá contar uma história totalmente verdadeira sobre o tema sorteado. Se optar por “mentira” deverá contar uma história totalmente falsa/mentirosa sobre o tema sorteado.
5) Após definir o tema o suspeito tem 3 minutos para contar sua história e em seguida os Investigadores Venturianos terão o direito de fazer perguntas.
6) Quantidade de perguntas: não importa o número de pessoas jogando, o número máximo de perguntas não pode ultrapassar 6!
Exemplo:
a) O jogo está sendo jogado por 2 pessoas, o suspeito e o Investigador Venturiano, então este pode fazer até 6 perguntas.
b) Estão jogando 7 pessoas, o suspeito está contando a história para 6 Investigadores Venturianos, então cada um dos Venturianos consegue fazer uma única pergunta!
c) Se houver mais de 7 participantes, deve-se alternar quem pode fazer perguntas em cada rodada.
7) Ao final da história e da resposta das perguntas, cada Investigador Venturiano deverá decidir se a história era verdadeira ou não. Neste momento o suspeito revela, se era (verdade ou mentira) mostrando a carta ou o papel, até aquele momento ocultado dos ouvintes!
8) Quem acertar ganha um ponto! Ganha quem fizer mais pontos durante:
• Uma rodada – ou seja depois que todos tenham passado pela posição de suspeito.
• Ou depois de um tempo determinado (este modelo serve quando há poucas pessoas jogando e a rodada termina rapidamente).